(16) 3341-9100

Sobre a Unimed Ibitinga

Memorial histórico da Unimed Ibitinga

A cidade de Ibitinga, localizada na região central do estado de São Paulo, foi atendida pela Unimed Araraquara por cerca de 20 anos. No entanto, com o crescimento da região, cooperados veem potencial na fundação de uma Cooperativa na cidade. No dia 1º de dezembro de 1994, 30 médicos presididos por Paulo Sérgio Costa constituem mais uma Singular em uma assembleia realizada na sede da Policlínica São Francisco.

Em uma pequena porta, com dois funcionários, a Unimed Ibitinga inicia suas atividades de forma prudente. Sua primeira Diretoria Executiva, formada por Paulo Sérgio Costa, presidente; Hélio Kalil Issa, vice-presidente; e Ronald Ap. da Rosa, superintendente, faz uma gestão preocupada em poupar recursos.

Para eles, os primeiros anos são marcados por um novo universo, já que não tinham experiência anterior em gerir uma cooperativa. Com equipe reduzida, a própria diretoria acaba por fazer a auditoria dos exames, conferir as contas e realizar parte das tarefas operacionais, adentrando madrugadas.

Ainda neste início de atividades, ela incorporou em 1997, a carteira de clientes da SEMED em Itápolis, que fica a 22 km de Ibitinga, crescendo assim também seu número de cooperados e clientes. No mesmo ano, abre uma Farmácia própria ao lado de sua sede, oferecendo preço de custo a seus clientes.

Assim ela evolui desde a compra de seu primeiro computador até a aquisição de um local de atendimento mais adequado e a inauguração de escritórios regionais nas cidades de Borborema, Tabatinga e Nova Europa. Em 1999, adquire uma sede própria na Rua Domingos Robert, 941, no centro da cidade de Ibitinga.

Em outubro de 2001, foi criada nossa óptica, que foi a primeira óptica Unimed do estado de São Paulo. Sendo que a mesma encerrou sua atividade em 2009 devidos a situações mercadológicas não favoráveis para a cooperativa.

Com o advento da regulamentação do setor de planos de saúde por meio da Lei 9.656 e a criação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) surge então um grande desafio. Na época, a Singular estava ligada à Aliança Cooperativista Nacional Unimed que não reconhecia o órgão regulador, tendo sido recomendada pelo departamento jurídico prosseguir conforme as decisões da Aliança.

A partir de 2003, enfoca também na responsabilidade socioambiental com a implantação da Associação Mulher Unimed de Ibitinga e desenvolve os projetos sociais: Projeto Félix, Vida Iluminada e Luminar (Jovem Aprendiz). Sendo que este último é uma fonte de novos talentos, que se tornam seus colaboradores e estagiários. Tendo encerrado suas atividades em 2015, devido ao novo conceito de Sustentabilidade, transferindo suas ações e atividades para o Departamento de Responsabilidade Social, que também tratará das formatações dos Selos de Sustentabilidade e de Governança.

Outra conquista importante ocorre em 2006, onde se concretizou o reconhecimento da ANS, que por meio da assinatura do Termo de Compromisso de Ajuste de Conduta (TCAC), firmou o acordo reforçando seu compromisso em cumprir com todas as determinações do órgão regulador, o que vem realizando até o momento.

Dentre de todas as conquistas está ainda a implantação do Unicasa, para atendimento domiciliar dos clientes; a inauguração de mais uma farmácia, desta vez, em Itápolis; e a criação do Programa Viver Bem “Vida e Saúde – Unimed” com foco em promoção à saúde, prevenção de doenças e amenização de problemas crônicos.

No momento atual, tendo como coadjuvante uma situação financeira favorável, a Unimed Ibitinga traça suas diretrizes na missão de levar uma medicina de qualidade para os clientes, proporcionar evolução de conhecimento aos cooperados, bem como remuneração condizente e justa e também desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores.

Assim, atualmente é composta por 84 médicos cooperados, 32 clínicas diversas, 15 laboratórios, 06 hospitais, 11 prestadores de serviços diversos, 03 escritórios na região, 02 farmácias, 02 espaços Viver Bem e 02 Unicasa, bem como possui atualmente 72 colaboradores.

GALERIA DOS PRESIDENTES:
•    De 1994 a 1999 – Dr. Paulo Sérgio Costa
•    De 1999 a 2013 – Dr. Hélio Kalil Issa
•    De 2013 a 2015 – Dr. Márcio A. Gonçalves Farinha
•    De 2015 a 2017 – Dr. Osmar Ricardo Innocente
•    De 2017 a 2019 - Dr. Osmar Ricardo Innocente
•    De 2019 a 2021 - Dr. Osmar Ricardo Innocente 
•    De 2021 a 2024 - Dr. Helio Kalil Issa

 

Atualizado em: 25/03/2021